NOTÍCIAS / MUNDO

Centro de testes de covid-19 na Holanda é alvo de atentado

Centro de testes de covid-19 na Holanda é alvo de atentado. Foto: reprodução/Agência Brasil

*Com informações da Agência Brasil

A polícia da Holanda confirmou que um explosivo foi detonado em um centro de exames de detecção do novo coronavírus em Amsterdã nesta quarta-feira (3). A detonação estilhaçou vidraças, sem deixar feridos. O esquadrão antibombas está no local e recuperou um cilindro de metal usado na ação criminosa.

Um porta-voz da polícia local disse que “uma coisa como essa não acontece simplesmente por acidente”. O chefe do serviço de saúde pública pediu “a rápida prisão dos responsáveis”.

O incidente acontece pouco antes das eleições nacionais de 17 de março, consideradas por muitos como um referendo sobre a maneira como o atual governo lida com a pandemia. A revolta contra as autoridades de saúde aumentou desde o início de 2021, e atualmente o chefe do Instituto Nacional de Saúde anda acompanhado por uma equipe de segurança.

Outro local de exames foi incendiado em janeiro durante vários dias de tumultos provocados pela adoção de um toque de recolher noturno. A segurança foi reforçada em alguns locais devido a ameaças e vandalismo.

Leia também

às