NOTÍCIAS / MUNDO

Cientistas descobrem como serpentes da árvore do paraíso ‘voam’

Cobras voadoras são um mistério para os cientistas. Foto: reprodução

Há quem defenda a ideia de que as cobras, antes do pecado eram serem que voavam ou andavam em pé. Eles sustentam essa teoria baseados em Gênesis 3:14, que relata: “… rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida.” A passagem é um relato bíblico de que a serpente foi castigada por Deus após instigar a mulher e o homem a desobedecerem as ordens dadas por Ele.

Passados milhares de anos, cientistas dos Estados Unidos descobriram como uma espécie de cobras consegue voar usando a ondulação do corpo para ganhar impulso e ir de um lado a outro pelo ar.

A Chrysopelea paradisi, também conhecida como ‘serpente das árvores do paraíso’, vive nas árvores do sul e sudeste da Ásia. Quando está no topo da vegetação, a espécie se move pelos galhos; mas se desperta o desejo de ir para outra árvore, ela simplesmente projeto o corpo e salta, em um incrível, mas assustador, ato de sobrevivência. Qual o sistema que o animal usa para ganhar esse impulso foi o que os cientistas conseguiram explicar.

A pesquisa desenvolvida pelos americanos utilizou equipamentos de captura de movimentos para monitorar o dia-a-dia de sete exemplares. As câmeras especiais registraram o salto impressionante dos répteis, que pode chegar a 24 metros de distância (já imaginou?). Em laboratório, usando a tecnologia 3D, eles reproduziram esses ‘voos’ e conseguiram observar que assim como rastejam realizando ondulações, as cobras usam o mesmo sistema no ar, o que possibilita que consigam planar e alcançar distâncias maiores.

Se estiver por lá e uma delas cair sobre você, vai ter que se preocupar só com o susto. O veneno é de baixa toxicidade e não causa maiores problemas ao ser humano.

Leia também

às