NOTÍCIAS / MUNDO

Domingo histórico: Taleban volta a dominar Afeganistão

Domingo histórico: Taleban volta a dominar Afeganistão. Foto: reprodução/twitter

*Com informações da Agência Brasil

Combatentes talibãs chegaram neste domingo (15) à Cabul, capital do Afeganistão, a última grande cidade que ainda estava sob controle do governo do presidente Ashraf Ghani, que abandonou o país e seguiu para Tajiquistão. O vice-presidente também fugiu. O movimento extremista volta ao poder depois de duas décadas.

Civis entraram em pânico e países do ocidente com representações diplomáticas montaram uma operação de guerra para retirar de lá os compatriotas. O Itamaraty informou que não há brasileiros no Afeganistão, e que, mesmo assim, acompanha a situação. A única forma de sair do país é o aeroporto, onde há uma multidão tentando espaço em qualquer voo em busca de alguma nação mais segura.

Nos últimos dias, todas as grandes cidades caíram nas mãos dos radicais islâmicos. Em muitas delas não houve sequer resistência. Na manhã deste domingo, antes de Cabul, eles tomaram Jalalabad. Na capital, o governo afegão e os talibãs estão em conversações para uma rendição pacífica e a constituição de um governo transitório.

A ocupação do Afeganistão tão rápida pelas forças do Taleban surpreendeu até os estrategistas de guerra dos Estados Unidos, que previam essa ocupação para daqui a três meses. Especialistas em conflitos internacionais dizem que de qualquer forma, essa é uma conta que vai pesar para o governo do presidente dos EUA, Joe Biden.

Leia também

às