NOTÍCIAS / MUNDO

Donald Trump muda discurso e pede para americanos ficarem em casa

Donald Trump, presidente dos EUA, pede que população fique em casa até 30 de abril. Foto: reprodução/Casa Branca

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mudou neste domingo (29) o discurso e o posicionamento com relação à pandemia do novo coronavírus. Em uma coletiva de imprensa, que durou uma hora e meia na Casa Branca, Trump anunciou que a população americana deve ficar em casa até 30 de abril e que o pico da contaminação é aguardado para daqui a duas semanas. Antes, ele defendia que os americanos não deviam ficar parados e que as atividades seriam liberadas até a Páscoa.

O presidente norte-americano chegou a afirmar um dia antes, no sábado (28) que Nova York, New Jersey e Connecticut nem deveriam decretar quarentena. E são essas as regiões mais atingidas no país, que soma mais de 2 mil mortos pelo novo coronavírus e 100 mil pessoas contaminadas.

Em Nova York, por exemplo, que registra metade de todos os casos da covid-19 americanos, ambulâncias formam filas aguardando atendimento. Não há vagas para os doentes em diversos hospitais. Um avião com toneladas de equipamentos e materiais de insumo, como máscaras e respiradores, chegou da China. Eles vão dar um alívio às equipes médicas, que reclamavam das condições para tratar dos doentes. O prefeito de Nova York negocia com hotéis da cidade para que quartos sejam usados para receber os infectados.

Leia também

às