Os Estados Unidos propuseram uma tarifa de 25% sobre produtos brasileiros após concluírem uma investigação comercial que apontou divergências com políticas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A medida foi anunciada pelo Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos e ainda passará por consulta pública e audiências antes de uma decisão final, prevista para julho. A proposta prevê exceções para produtos considerados estratégicos, como café, fertilizantes, aeronaves e medicamentos.