NOTÍCIAS / MUNDO

Explosão atinge embaixada brasileira em Beirute

Diplomatas relatam danos por estilhaços. Foto: Reprodução/Redes Sociais

A embaixada do Brasil em Beirute, mesmo distante do porto, foi danificada pela explosão na capital libanesa e pelo menos a residência de um dos diplomatas está inabitável depois dos acontecimentos. De acordo com fontes do governo, os vidros da embaixada foram todos destruídos. Houve ainda casos em que paredes que não constituíam vigas das edificações chegaram a ceder.

Cerca de três quilômetros do porto, a residência de um dos diplomatas brasileiros, Roberto Salone, também foi alvo de sérios danos e acabou destruída. Todas as janelas explodiram e, segundo os moradores, as portas “voaram”. De acordo com o diplomata, a sensação era de um terremoto.

Funcionários da embaixada do Brasil sofreram ferimentos leves com a explosão. Interlocutores no governo disseram que alguns servidores da missão diplomática na cidade relataram ferimentos por estilhaço, sendo que até o momento apenas uma pessoa foi hospitalizada, a esposa de um dos funcionários que atuam na embaixada. Trata-se de um quadro leve. Entre diplomatas, adidos e contratados locais, há cerca de 20 pessoas que trabalham na representação em Beirute.

A fragata da Marinha brasileira que faz parte da missão da ONU para a estabilização do Líbano saiu intacta. O barco estava fora do porto. No momento da explosão, estava navegando pelo mar Mediterrâneo. A Marinha do Brasil (MB) informou, que todos os militares componentes da Força Tarefa Marítima (UNIFIL) da MB estão bem e não há feridos.

Em nota, o Itamaraty informou que o governo brasileiro solidariza-se com o povo e o governo do Líbano pelas vítimas e feridos decorrentes das graves explosões. A pasta disse estar acompanhando os acontecimentos com atenção e que “não há, até o momento, notícia de cidadãos brasileiros mortos ou gravemente feridos”.

O telefone de plantão consular da embaixada do Brasil em Beirute, informou o ministério, está disponível para informações sobre a situação de brasileiros no país pelo número +961 701 083 74.
O núcleo de assistência a brasileiros do Itamaraty em Brasília também está à disposição para informações, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h (horário de Brasília), pelos telefones +55 (61) 2030-8820; +55 (61) 2030-6756 e +55 (61) 2030-6753 e pelo email: dac@itamaraty.gov.br.

Nos demais horários, a orientação é que se contate o telefone do plantão consular da Secretaria de Assuntos de Soberania Nacional e Cidadania do Itamaraty pelo número +55 (61) 98197-2284.

 

Leia também

às