NOTÍCIAS / MUNDO

Fabricante diz que Ivermectina não tem eficácia contra Covid-19

Fabricante diz que Ivermectina não tem evidência de eficácia contra Covid-19. Foto: Reprodução

*ERRATA: Equivocadamente, publicamos esta matéria com o uso de uma foto do medicamento produzido pela Vitamedic Indústria Farmacêutica, responsável pela Ivermectina no Brasil, ao invés de usar uma foto da Merck -MSD, empresa com sede nos Estados Unidos e Canadá, responsável pelo estudo citado na reportagem. A imagem  foi alterada em 23/02, às 07h15.


 

O laboratório farmacêutico alemão Merck, fabricante do medicamento Ivermectina, divulgou um relatório informando que não há evidências da eficácia do remédio no tratamento contra a covid-19. Segundo a empresa, a Ivermectina é eficaz apenas no tratamento de vários tipos de infestações por parasitas, como piolho e sarna.

A empresa ainda ressaltou que os cientistas da instituição estão empenhados em estudar e descobrir qualquer substância que possa ser usada, com eficácia, no tratamento do novo coronavírus.

Clique aqui para conferir o relatório, em inglês, divulgado na íntegra pelo laboratório.

A Vitamedic Indústria Farmacêutica, produtora da Ivermectina no Brasil, emitiu uma nota, afirmando que a declaração do grupo farmacêutico Merck-MSD “sobre a eficácia do medicamento Ivermectina no tratamento da covid-19, reflete sua opinião isolada sobre o assunto”. A empresa brasileira cita estudos realizados na Inglaterra, Estados Unidos, Egito, Argentina, Eslováquia, Egito, Peru, México, entre outros países, que “apontaram o produto como antiviral, obtendo a adesão de médicos e autoridades de saúde em inúmero países, por ser especialmente uma alternativa eficaz, de baixo custo, e reduzido risco quanto à sua segurança”.

Nota na íntegra da Vitamedic Indústria Farmacêutica:

“A VITAMEDIC INDÚSTRIA FARMACÊUTICA, produtora da Ivermectina no Brasil, esclarece que a declaração do grupo farmacêutico MERCK – MSD sobre a eficácia do medicamento Ivermectina no tratamento da COVID-19, reflete sua opinião isolada sobre o assunto. A empresa MERCK MSD não é produtora de Ivermectina para humanos no Brasil. Desconhece-se qualquer estudo pré-clínico que essa empresa tenha realizado para sustentar suas afirmações quanto a ação terapêutica no contexto da pandemia do COVID-19. Contrariamente ao que diz a empresa MERCK, existem evidências médicas e científicas ao redor do mundo demonstrando a ação antiviral do medicamento. Dezenas de estudos feitos em diversos países demonstram os benefícios do medicamento especialmente nas fases iniciais da doença e, por essa razão, a comunidade médica internacional, e também do Brasil passou a inclui-la nos protocolos de tratamento da COVID-19. Trata-se de um medicamento de baixo custo e de reduzido impacto em termos de efeitos adversos.”

Leia também

às