Uma falha cibernética provoca atrasos em voos e prejudica serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo nesta sexta-feira (19). Empresas aéreas, de mídia, bancos e serviços de saúde foram afetados em vários países. Nos Estados Unidos, as principais companhias aéreas paralisaram todos os voos. Problemas técnicos também foram reportados em aeroportos da Europa e na Índia.
Na África do Sul, Austrália e Nova Zelândia, serviços bancários e de mídia foram afetados. Alguns canais de televisão chegaram a ficar fora do ar por dificuldades em fazer transmissões ao vivo. Sistemas de computadores do serviço público de saúde também caíram. Na Alemanha, cirurgias eletivas foram canceladas em dois hospitais.
No Brasil, usuários reclamam que aplicativos bancários estão fora do ar. De acordo com as informações iniciais, o apagão é causado por falhas no sistema operacional Windows, na empresa CrowdStrike, uma fornecedora de serviços de segurança digital. A Microsoft afirma que a falha foi resolvida, mas que problemas residuais ainda podem ocorrer. Não há indícios de que o apagão esteja relacionado a um ataque hacker.