NOTÍCIAS / MUNDO

Forte terremoto atinge Japão, e alerta de tsunami é emitido

Cerca de 2 milhões de lares ficaram sem energia. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um terremoto de magnitude 7,3 foi registrado nesta quarta-feira (16) na costa nordeste do Japão, próximo a Fukushima, onde os tremores foram sentidos. Também houve efeitos em Tóquio e nas cidades de Miyagi, Iwate e Tohoku.

Houve alguns relatos de incêndios, mas não houve informações ou sinais de grandes danos. Várias pessoas sofreram ferimentos no nordeste do Japão, mas nenhuma delas parecia grave, com a maioria sofrendo quedas ou sendo atingidas por objetos em queda.

As autoridades emitiram um alerta de tsunami para região de até 1 metro de altura, e a emissora pública NHK disse que havia ondas de até 20 centímetros em alguns locais. Cerca de dois milhões de lares ficaram sem energia, segundo a Companhia de Energia Elétrica de Tóquio.

O tremor chegou a ativar um alarme de incêndio em uma turbina da usina nuclear Fukushima, que foi devastada por um terremoto de magnitude 9 e por um consequente tsunami em março de 2011. Em 2011, a radiação que vazou da usina nuclear foi a pior crise nuclear desde a explosão de Chernobyl na Ucrânia.

 

Leia também

às