NOTÍCIAS / MUNDO

Guerra no Oriente Médio: Irã tem um novo líder supremo

Petrolífera incendiada no Bahrein após bombardeio. Foto: reprodução/x

Mojtaba Khamenei foi anunciado como novo líder supremo do Irã neste domingo (8). Ele assume o cargo que foi ocupado pelo pai, o aiatolá Ali Khamenei, morto em um ataque aéreo em fevereiro em uma ação conjunta de forças militares dos Estados Unidos e de Israel.

Mojtaba se torna o terceiro líder supremo desde a criação da República Islâmica, após a revolução de 1979. O líder supremo é a maior autoridade política e religiosa do país. Mojtaba não é um aiatolá, que é considerado o mais alto patamar do conhecimento islâmico.

Drones do Irã atingiram uma base militar dos Estados Unidos no Iraque e uma das maiores refinarias no Bahrein. A petroleira que fica na cidade de Sitra, na região do Golfo Pérsico, confirmou danos materiais na instalação e um incêndio. Apesar das operações terem sido afetadas, a empresa garante que a demanda local vai ser suprida.

Por causa do fechamento do estreito de Ormuz, por onde passa boa parte da produção de petróleo e óleo mundial, os reflexos começam a ser sentidos em países do bloco.

Nesta segunda-feira (9), todas as universidades de Bangladesh anunciaram a suspensão das aulas devido à crise energética. O governo local pretende economizar eletricidade e combustíveis.

O preço do barril do petróleo superou a barreira dos US$ 100 pela primeira vez em 4 anos. Essa cotação também deve mexer com os preços aqui no Brasil, dos combustíveis e do gás natural.

Leia também

às

Baixe o novo aplicativo: