NOTÍCIAS / MUNDO

Incêndios florestais se alastram no Colorado e fazem milhares de pessoas deixarem suas residências

Ventos fortes e áreas ressecadas alimentam incêndio perigoso que já envolveu centenas de casas no Colorado. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um fenômeno climático que antes era incomum nesta época do ano assolou o estado do Colorado (EUA) e tornou os últimos dias de 2021 trágicos para moradores do condado de Boulder. Os incêndios florestais se espalharam rapidamente nas cidades de Louisville e Superior, ambas no sudeste do estado.

Até o momento, estima-se que 580 casas foram destruídas, deixando seis pessoas feridas. Ainda não há relatos de mortes ou pessoas desaparecidas. Dois focos de fogo, o Middle Fork e Marshall foram reconhecidos até agora.

Segundo autoridades, um centro comercial e um hotel também foram engolidos pelo fogo e o hospital Avista Adventist precisou encaminhar pacientes para outros locais. Cerca de 33 mil pessoas foram orientadas a deixarem suas casas.

O governador Jared Polis declarou estado de emergência. O incêndio queimou pelo menos 647 hectares e se espalhou para o leste. Os ventos fortes de 130 a 160 km/h aconteceram após uma seca histórica e sua velocidade impressionante espalharam o fogo e a fumaça.

Os especialistas atribuíram os fortes ventos à “amplificação excepcional das ondas da montanha”, que é um quando há um grande aumento na velocidade do vento à medida que o ar flui pelas montanhas para elevações mais baixas. De acordo com meteorologistas, os ventos devem perder força gradualmente ao longo da noite desta sexta-feira (31) e diminuir no primeiro dia de 2022, devido a previsão de neve.

Leia também

às