NOTÍCIAS / MUNDO

Líder político do Talibã chega a Cabul para negociar formação do novo governo

Mullah Abdul Ghani Baradar, cofundador e líder político do Talibã. Foto: Reprodução/Redes Sociais

O cofundador e líder político do Talibã, Mullah Abdul Ghani Baradar, chegou a Cabul neste sábado (21) para iniciar conversas com outros dirigentes para a formação de um novo governo, informou um funcionário do grupo, quase uma semana após os combatentes tomarem o controle da capital do Afeganistão sem qualquer resistência. Baradar estava em Doha, no Qatar, onde participou das negociações que levaram à retirada americana do Afeganistão. Ele voltou ao país pelo aeroporto da cidade de Kandahar, no Sul, na última terça-feira (17).

Outro líder talibã histórico visto na capital nos últimos dias é Khalil Haqqani, um dos terroristas mais procurados pelos Estados Unidos, com uma recompensa de US$ 5 milhões. Milhares de pessoas lotaram o aeroporto de Cabul, com a segurança piorando a cada dia, à medida que as nações ocidentais tentam acelerar o ritmo da remoção de seus cidadãos e afegãos que durante 20 anos trabalharam para as forças de ocupação.

O grupo extremista disse que pretende preparar um novo modelo de governo para o Afeganistão nas próximas semanas, com equipes separadas para lidar com questões financeiras e de segurança interna. O porta-voz disse ainda que a nova estrutura governamental não será uma democracia nos moldes do Ocidente, mas “vai proteger os direitos de todos”.

O Talibã tem mostrado uma retórica mais moderada desde que retornou ao poder, afirmando que deseja paz, que não vai se vingar de antigos inimigos e vai respeitar as mulheres dentro da estrutura da lei islâmica. A fala é contrária ao que ocorreu quando o grupo estava no poder, de 1996 a 2001, e impediu as mulheres de trabalhar fora e estudar. Baradar vai se encontrar com comandantes talibãs, líderes do governo deposto e articuladores políticos, assim como com estudiosos da religião, disse o porta-voz sem dar mais detalhes.

Com a chegada do Baradar a Cabul, Washington aconselhou os americanos que ainda estão no Afeganistão a evitarem o aeroporto de Cabul neste sábado. Cerca de 12 mil estrangeiros e afegãos que trabalhavam para embaixadas e grupos de ajuda internacional foram retirados pelo aeroporto de Cabul desde que os talibãs entraram na capital, disse um funcionário da Otan à Reuters.

Leia também

às