O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou nesta segunda-feira (20) uma mensagem nas redes sociais lamentando as mortes do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e do ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir Abdollahian. Os dois foram vítimas de um acidente de helicóptero, neste domingo (19). Entre os passageiros da aeronave também estavam o governador da província do Azerbaijão Oriental, o chefe de segurança do presidente e três integrantes da tripulação.
Lula escreveu: “Com pesar soube da confirmação da morte do presidente iraniano Ebrahim Raisi e do seu chanceler, Hossein Amir Abdollahian e de todos os passageiros e tripulação, após a queda de seu helicóptero. Minhas condolências aos familiares de todas as vítimas, ao governo e ao povo iraniano”.
Diversos líderes de outros países também lamentaram a morte de Ebrahim Raisi, entre eles, Espanha, Itália, China, Rússia, Turquia, Síria, Iraque, Jordânia, Egito, Emirados Árabes, Hamas, Hezbollah, Índia, Paquistão, Malásia, Japão e África do sul.