NOTÍCIAS / MUNDO

Morre, aos 99 anos, príncipe Phillip, marido da rainha Elisabeth II

 

O Palácio de Buckingham confirmou que o Príncipe Philipp, esposo da rainha Elizabeth II, morreu nesta sexta-feira (09) aos 99 anos de idade, no Castelo de Windsor. Ele se tornou o mais longevo consorte da história do Reino Unido. A causa oficial da morte ainda não foi divulgada.

Desde o fim do ano passado, o Duque de Edimburgo dava indícios da fragilidade na saúde. Ele chegou a ficar internado, passou por uma operação cardíaca no mês passado, quando foi visto pela última vez em público, ao deixar o hospital.

O comunicado oficial diz: “É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anuncia a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Philipe, Duque de Edimburgo”. O texto ressalta que o Duque morreu em paz.

No decorrer do dia, novas informações serão divulgadas pelo Palácio de Buckingham: “A Família Real se une às pessoas ao redor do mundo em luto por sua perda”.

O casamento com a princesa Elizabeth foi em 1947. A rainha sempre declarou que foi amor à primeira vista por aquele rapaz loiro, de olhos azuis. Na época, ela tinha 13 anos e ele 18. Philip foi atuante na Segunda Guerra Mundial, mas teve de abdicar da carreira militar em 1952, quando a esposa assumiu o trono, após a morte prematura do pai, o rei George VI.

Ele também detinha o título de Príncipe Philip da Grécia e da Dinamarca. Era bisneto da rainha Victoria. O curioso é que ele nasceu em 1912 em uma mesa de cozinha na Ilha de Corfu.

O funeral do príncipe Philip acontecerá no próximo sábado (17) na Capela de São Jorge, no castelo de Windsor. Será uma cerimônia militar e intimista.

Leia também

às