NOTÍCIAS / MUNDO

Nas Ilhas Faroé, matança de 1,4 mil golfinhos deixa mar vermelho de sangue e gera revolta

Massacre de golfinhos na praia de Skálabotnur, nas Ilhas Faroé. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Caçadores de golfinhos promoveram uma matança no último domingo (12), nas Ilhas Faroé, um arquipélago da Dinamarca localizado no Atlântico Norte. A morte de 1.428 animais deixou vermelha a água da praia de Skálabotnur.

Todos os anos, os habitantes locais arrastam os animais para a praia, onde são mortos a facadas para que sua carne e gordura sejam distribuídas para a população. A caça nas ilhas do Atlântico Norte é autorizada e não visa fins comerciais, mas ainda assim ativistas ambientais alegam ser algo cruel. A caça aos golfinhos e baleia faz parte de uma tradição criada no século 16.

De acordo com o Sea Shepherd, organização de conservação marinha que luta contra a caça tradicional, trata-se da “maior matança individual de golfinhos ou baleias-piloto na história das ilhas”. Diversos espectadores vão até a costa para assistir ao abatimento dos animais. No entanto, a matança desse ano foi tão brutal que gerou repulsa até mesmo nos moradores mais tradicionais das ilhas, segundo o jornal The Guardian.

Leia também

às