NOTÍCIAS / MUNDO

Nasa encontra vestígios de água na superfície da Lua

Cientistas descobrem água na superfície da lua. Foto: Reprodução

A agência espacial norte-americana (Nasa) divulgou, nesta segunda-feira (26), que encontrou evidências de moléculas de água no lado iluminado da superfície da Lua. Há mais de 10 anos, pesquisadores já apontavam para a possibilidade, mas ainda não havia nenhuma comprovação.

O estudo conduzido pela Nasa foi publicado pela revista Nature Astronomy. Por meio do observatório Sofia, os pesquisadores conseguiram identificar moléculas de água na Cratera Clavius, uma das maiores crateras da superfície lunar.

Segundo o estudo, não dá para dizer que se trata de gelo ou de água em forma liquida, porque foram identificadas somente moléculas soltas. Além desse estudo, a revista publicou um outro da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, que também apontou para evidências da existência de água no satélite natural.

De acordo com a pesquisa, existem várias microcrateras com água congelada no fundo. Elas ficam em uma parte da lua que não bate luz e por isso é muito gelada.

Os cientistas não sabem explicar como essa água foi parar lá. Se foi levada por algum asteroide ou meteoros ou se ela é produzida na Lua.

Porém, o fato da comprovação de água na superfície lunar torna ainda mais possível a exploração do satélite.

“Se estivermos certos, a água será mais acessível para beber, para combustível de foguete, tudo para o que a Nasa precisa de água”, disse Paul Hayne, que liderou a pesquisa na Universidade do Colorado.

O anúncio da descoberta foi carregado de expectativa por parte da Nasa, que tem um projeto mirando um novo pouso de astronautas na Lua, o programa Artemis.

Leia também

às