NOTÍCIAS / MUNDO

Nova nuvem de gafanhotos aparece no Paraguai e pode chegar ao Sul do Brasil

Insetos estão a 300 quilômetros da fronteira entre o Brasil e a Argentina. Foto: reprodução internet

Uma nuvem de gafanhotos surgiu no Paraguai e preocupa as autoridades brasileiras devido ao grande potencial de destruição das plantações. Os insetos estão no Parque Nacional Defensores del Chaco, em Teniente Pico, a 300 quilômetros da fronteira do Brasil e da Argentina.

De acordo com o Serviço Nacional de Qualidade e Sanidade Vegetal e de Sementes do Paraguai, caso existam condições climáticas ideais, os gafanhotos podem se movimentar para o Alto Paraguai, na fronteira entre o Brasil e a Bolívia com o Paraguai.

A outra nuvem de gafanhotos, que estava na Argentina e bem mais próxima ao Brasil, segue sendo monitorada pelo país vizinho. Após diversas aplicações de inseticidas e morte de parte da nuvem, os insetos estavam escondidos há quase uma semana. Na última quinta-feira (16), técnicos argentinos conseguiram localizar parte da nuvem a cerca de 140 km do território brasileiro. Segundo especialistas, as baixas temperaturas no Sul brasileiro e da Argentina, além da passagem de um “ciclone bomba”, impediram um deslocamento maior da nuvem, deixando os gafanhotos “adormecidos”, pois eles preferem as temperatura mais quentes para reprodução e locomoção.

Leia também

às