NOTÍCIAS / MUNDO

Nuvem de poeira “Godzilla” que vem do Saara está a caminho das Américas

Imagens de satélite mostram mancha opaca cobrindo parte do Oceano Atlântico. Foto: Reprodução

O ano de 2020 parece não estar para brincadeira. Além da pandemia, vespas assassinas e nuvem de gafanhotos, mais uma manifestação da natureza surge como alerta: uma gigantesca mancha de poeira se aproxima das Américas vinda do deserto do Saara.

Especialistas costumam chamar o fenômeno de “nuvem de poeira Godzilla”, que ocorre todos os anos, mas imagens de satélite mostram que em 2020 será mais intenso. As imagens já mostram uma mancha opaca cobrindo parte do Oceano Atlântico.

No Caribe, os efeitos já são sentidos. Em vários países existe a recomendação para que os cidadãos usem máscaras e evitem atividades ao ar livre, dada a alta concentração de partículas no ar. Navios também foram advertidos sobre a baixa visibilidade para navegação.

Especialistas alertaam para a presença de alguns elementos tóxicos que podem ser nocivos para algumas espécies, como os corais. O calor, a secura e os fortes ventos associados a esta camada de ar saariana suprimem também a formação e intensificação de ciclones e furacões.

O fenômeno poder ter, ainda, impacto sobre a saúde humana. O ar seco dessa grande nuvem pode afetar a pele e os pulmões, pois tem cerca de 50% menos umidade do que a atmosfera tropical típica. Pessoas que sofrem de problemas respiratórios podem ter também alergias e irritações nos olhos, o que se torna mais grave com a pandemia da Covid-19.

Caribe já sente efeitos da nuvem de poeira.

Leia também

às