NOTÍCIAS / MUNDO

OMS declara emergência global de saúde com coronavírus

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial de Saúde. Foto: Reprodução/OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou na tarde desta quinta-feira (30) que os casos do novo coronavírus 2019 n-CoV são uma emergência de saúde pública de interesse internacional.

O diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que o principal motivo para a declaração não é a quantidade de casos que está surgindo dentro da China, mas sim em outros países pelo mundo. São milhares de infecções na China e em 18 países. Com isso, uma ação coordenada de combate à doença deverá ser traçada entre diferentes autoridades e governos.

A OMS também divulgou o nome oficial da doença causada pelo novo coronavírus: “Doença Respiratória de 2019-nCoV”. Até o momento, são 7.818 casos confirmados pelo mundo. Na China, são 7.736 casos e 170 mortes devido à infecção.

O Brasil continua com nove casos suspeitos do novo coronavírus e em seis estados. A informação foi divulgada na tarde desta quinta-feira (30) em entrevista coletiva no Ministério da Saúde, em Brasília. Os casos suspeitos foram registrados em Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1), Rio Grande do Sul (2), São Paulo (3), Paraná (1) e Ceará (1).

De acordo com a pasta, houve 43 notificações ao todo, e nenhum caso provável ou confirmado. Os dados são referentes ao período de 18 a 30 de janeiro de 2020.

Leia também

às