NOTÍCIAS / MUNDO

OMS diz que cometeu erro e eleva avaliação de risco internacional do coronavírus

Desde o início da pandemia no país, mais de 80 mil pessoas foram diagnosticadas com o covid-19. Foto: Reprodução/Internet

A Organização Mundial da Saúde (OMS) corrigiu esta segunda-feira (27) a sua avaliação do risco do coronavírus que surgiu na China, considerando-o “elevado” para o nível internacional, depois de tê-lo descrito como moderado por “erro de formulação”.

Em informes anteriores, a organização explicou que o risco em escala mundial era “moderado”. “Trata-se de um erro de formulação nos informes de situação dos dias 23, 24 e 25 de janeiro, e os corrigimos”, informou uma porta-voz da instituição, que tem sede em Genebra.

Na última quinta-feira (23) a OMS considerou que era “muito cedo” para falar em “emergência de saúde pública de interesse internacional”. Até o momento, ao menos 81 pessoas morreram e mais de 2,7 mil foram infectadas na China, desde que a doença apareceu no final de dezembro.

O vírus já foi detectado na Ásia, na Europa, Estados Unidos e Austrália. Pela primeira vez, uma morte foi registrada em Pequim.

Leia também

às