NOTÍCIAS / MUNDO

Pessoas com sangue tipo A têm mais chances de contrair coronavírus

Cientistas estudaram mais de 1.980 pacientes. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O tipo sanguíneo de uma pessoa e outros fatores genéticos podem ter ligação com a gravidade de uma infecção pelo coronavírus, de acordo com pesquisadores europeus. As descobertas, publicadas no periódico científico “The New England Journal of Medicine”, levam a crer que pessoas com sangue tipo A correm um risco maior de desenvolverem sintomas mais intensos quando infectadas pelo vírus.

Os cientistas estudaram mais de 1.980 pacientes espanhóis e italianos com infecções graves do novo coronavírus e os compararam a 2.381 pessoas que não estavam doentes. Eles fizeram um teste de associação em todo o genoma, vasculhando o mapa genético dos voluntários em busca das duas variações de DNA mais comuns em pacientes com quadros serveros da Covid-19. “Confirmamos um potencial envolvimento do sistema de grupos sanguíneos ABO na Covid-19”.

De acordo com os pesquisadores, as pessoas com sangue tipo A apresentaram um risco 45% maior de serem infectadas do que pessoas com outros tipos sanguíneos. Por outro lado, quem tem tipo sanguíneo O mostrou apenas 65% de probabilidade de se infectar com o novo coronavírus.

O organismo de pessoas com tipo sanguíneo O tem mais chance de reconhecer proteínas “estranhas” — inclusive as que existem na superfícies de patógenos, como o novo coronavírus. Outra questão importante é que os genes que controlam o tipo sanguíneo também afetam estruturas dos açúcares na superfície das células, o que poderia interferir na capacidade do vírus de infectá-las.

Leia também

às