NOTÍCIAS / MUNDO

Polêmica: com apuração longe do fim, Trump se autodeclara reeleito presidente dos EUA

Recontagem é reflexo da pressão de Trump. Foto: Agência Brasil

Eleições norte-americanas. A contagem dos votos segue por lá: Joe Biden, o candidato democrata, está com certa vantagem, mas o destaque até aqui é do presidente republicano Donald Trump, que tenta a reeleição. Mesmo com os números mostrando desvantagem dele, Trump se autoproclamou, durante a madrugada, vencedor do pleito e que, vai entrar com pedido na Suprema Corte Americana para encerrar a contagem dos votos. Para ele, as eleições do país são alvo de um gigantesco esquema de fraudes. A equipe jurídica de Biden disse estar de prontidão para evitar qualquer interferência do opositor.

Projeções divulgadas na manhã desta quarta-feira (04) mostram que Biden ganha a eleição com 238 delegados e Trump ficaria com 213. Neste momento, segue em apuração Estados importantes, como Michigan, Wisconsin e Pensilvânia. Trump levou a melhor na Flórida, Texas e Ohio. Biden ficou na frente no Arizona, Maine e Nebraska.

O clima é tão tenso por lá, que diversas lojas, como o Walmart, fecharam a entrada com tapumes. Existe o temor de uma forte onda de protestos. Armas que normalmente são vendidas nas lojas chegaram a ser recolhidas e colocadas em cofres para evitar saques.

Leia também

às