NOTÍCIAS / MUNDO

Presidente da Ucrânia quer conversar com Putin e faz apelo a europeus: “Exijam o fim da guerra”

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Acuado por uma avassaladora invasão russa, que chegou a Kiev, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em uma nova mensagem de vídeo nesta sexta-feira (25), pediu novamente conversas diretas com o líder russo Vladimir Putin.

“Gostaria de me dirigir ao presidente da Federação Russa mais uma vez. Há combates em toda a Ucrânia agora. Vamos nos sentar à mesa de negociações para impedir a morte das pessoas”, disse Zelensky.

Ele ainda usou o vídeo para fazer um apelo direto ao povo da Europa. “Saia, saia nas praças. Exija o fim desta guerra. É seu direito. Quando bombas caem em Kiev, isso está acontecendo na Europa e não apenas na Ucrânia. Quando mísseis matam nosso povo, está matando todos, todos os europeus. Chame seus governos para que a Ucrânia receba mais, mais assistência financeira e militar, porque essa ajuda é a ajuda para você, para a Europa”, conclamou o líder da Ucrânia.

Zelensky acrescentou que o povo ucraniano continua a resistir, “demonstrando verdadeiro heroísmo. Há lutas acontecendo… Não nos cansaremos”.

O presidente russo, por sua vez, demonstrou estar disposto, mas poucas horas depois Putin voltou a afirmar que combate “terroristas e neonazistas” no país vizinho e disse para soldados ucranianos a tomarem o poder e derrubarem o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky, deixando “mais fácil para chegarmos a um acordo”.

 

Leia também

às