NOTÍCIAS / MUNDO

Reino Unido suspende uso obrigatório de máscaras e outras medidas contra Covid-19

Parte das medidas restritivas contra Covid-19 no Reino Unido serão derrubadas na próxima semana. Foto: Pixabay

O primeiro-ministro Boris Johnson, em meio a uma polêmica envolvendo a sua participação em festas durante o lockdown no Reino Unido, anunciou nesta quarta-feira (19), que vai relaxar parte das restrições contra a Covid-19 na Inglaterra. A partir da próxima semana, o uso de máscaras não será mais obrigatório em escolas, no transporte público e no comércio, e o teletrabalho não será mais exigido no país.

Segundo o premiê, a exigência legal de auto-isolamento de pessoas com coronavírus também poderá expirar a partir de 24 de março. Ao Parlamento, o premiê disse que as medidas, chamadas de Plano B e introduzidas em dezembro para conter o avanço da Ômicron, serão revogadas em 26 de janeiro, explicou o ministro, frisando que o passaporte sanitário para entrar em estabelecimentos não será mais obrigatório, mas ainda poderia ser aplicado pelos donos de bares e restaurantes que achassem necessário.

Johnson afirmou que a decisão, que vem um dia após o Reino Unido registrar recorde de mortes, tem o apoio de cientistas acreditam que a onda da ômicron atingiu seu pico. O fim das medidas não vale para os outros países do Reino Unido (Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte), que têm autonomia para definir suas regras sanitárias.

Leia também

às