NOTÍCIAS / MUNDO

Revolta: família invade hospital para resgatar parente morto por covid

Revolta: família invade hospital para resgatar parente morto por covid. Foto: reprodução

O ataque de fúria de uma família na Colômbia ganhou destaque internacional neste sábado (10). Inconformados com a demora na liberação do corpo de Ramón Quinchilla, de 59 anos, os parentes da vítima quebraram portas do Hospital San Rafael de Fundación até conseguirem localizar onde ele estava. O paciente não resistiu à infecção provocada pela covid-19. Por causa da crise sanitária, os enterros no país passam por um procedimento diferenciado, por causa do risco de contaminação.

O governador do departamento de Magdalena definiu a ocorrência como vandalismo. Imagens feitas por populares mostram a maca sendo conduzida por pelo menos sete quarteirões, até o cemitério, sem qualquer tipo de preparação.

A invasão ocorreu de fato na quinta-feira (08), mas só agora ganhou destaque pelo mundo. Com a repercussão negativa da atitude, os envolvidos na invasão ao hospital pediram desculpas publicamente. Eles alegaram que só queriam oferecer um enterro cristão à vítima, sem cumprir o protocolo durante a pandemia.

A fila mais velha de Ramón disse que a família é pobre e que ninguém é vândalo. A atitude desesperada deles foi para chamar a atenção das autoridades para que escutem os menos favorecidos, que estão sofrendo ainda mais sem condições de sepultar os entes queridos.

Assista ao vídeo do momento em que os portões são quebrados e arrancados:

 

Leia também

às