NOTÍCIAS / MUNDO

Rússia anuncia cessar-fogo temporário na Ucrânia para criação de corredores humanitários

Segundo o ministério, os ucranianos deverão concordar com as rotas e os horários. Foto: Reprodução/YouTube SBTNews

A Rússia anunciou que observará um cessar-fogo temporário em cinco cidades ucranianas para a criação de corredores humanitários, usados para a retirada de civis de áreas de conflito e para o envio de mantimentos a cidades onde há combates, a partir da manhã desta terça-feira (8). A medida, havia sido chamada de “imoral” pelo lado ucraniano, uma vez que, em sua versão inicial, só estabelecia rotas de fuga para a Rússia e para a Bielorrússia.

— A partir das 10 horas, horário de Moscou, será declarado um cessar-fogo e seis corredores humanitários estão se abrindo: um de Kiev a Gomel (Bielorrússia); dois de Mariupol a Zaporíjia (Ucrânia) e Rostov-no-Don (Rússia); um de Kharkiv a Belgorod (Rússia); e dois de Sumy a Belgorod (Rússia) e a Poltava (Ucrânia) — declarou o porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov, citado pela Interfax. Haverá ainda um corredor entre Chernigov e Gomel, na Bielorrússia.

Segundo o ministério, os ucranianos deverão concordar com as rotas e os horários até as 3h da manhã pelo horário de Moscou, 21h pelo horário de Brasília, e fornecer garantias de segurança por escrito ao lado russo. Meia-hora antes do horário previsto para o cessar-fogo, os dois lados precisarão estabelecer uma comunicação contínua para a troca de informações sobre a operação. Drones também serão usados para monitorar o andamento da operação.

A Rússia disse que interromperá ataques assim que Ucrânia atender demandas exigidas, como mudar a constituição e ceder territórios. Segundo o porta-voz da Rússia, Dmitry Peskov, as condições para parar com a operação militar incluem:
• Fim das ações militares da Ucrânia
• Mudar a constituição em prol da neutralidade
• Reconhecer a Crimeia como território russo
• Reconhecer Donetsk e Luhansk como países independentes

Leia também

às