NOTÍCIAS / MUNDO

Rússia ataca Ucrânia por terra, ar e mar

Segundo o governo ucraniano, 57 ucranianos morreram e 169 ficaram feridos. Foto: Reprodução/YouTubeSBTNews

Os ataques iniciados nesta quinta-feira (24) pela Rússia contra Ucrânia atingiram, além de alvos militares, prédios civis como hospitais, aeroportos e prédios residenciais. As invasões russas acontecem por terra, mar e ar e em diferentes áreas do país.

Desde antes do amanhecer, as forças russas atacam posições ucranianas, confirmando os piores temores do Ocidente naquele que já é o maior ataque de um Estado contra outro na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Os russos invadiram a Ucrânia enviando mísseis; soldados transportados por helicópteros, que transportavam metralhadoras; unidades navais que chegaram pelo Mar Negro; e veículos militares cruzando a Crimeia, região tomada pela Rússia em 2014.

As duas linhas rumo a Kiev partem da Bielorrússia, no Norte, e da Crimeia, no Sul, usando mísseis e artilharia de longo alcance, e tem o provável objetivo de destituir o governo do presidente Volodymyr Zelensky, acrescentou o porta-voz do Pentágono, que pediu anonimato. A terceira linha se concentra no Leste ucraniano, perto da fronteira.

O Ministério do Interior ucraniano informou que registrou 393 ataques da Rússia contra posições suas nesta quinta-feira. Segundo o governo ucraniano, 57 ucranianos morreram e 169 ficaram feridos. Não houve estimativas dos números de quantos são civis e quantos militares.

Segundo o Exército russo, 74 instalações de infraestrutura militar ucraniana foram destruídas, incluindo 11 pistas de decolagem. O Ministério da Defesa disse que o objetivo das 12 primeiras horas da ofensiva “foi atingido”.

A área próxima à usina nuclear de Chernobyl, que registrou o pior acidente atômico já ocorrido no mundo em 1986, foi capturada pelas forças russas “após uma batalha feroz”, disse Mykhailo Podolyak, assessor do gabinete presidencial ucraniano. Vídeos postados na internet mostram veículos militares circulando pela zona de exclusão radioativa.

— É impossível dizer que a usina nuclear de Chernobyl está segura após um ataque totalmente inútil dos russos — disse ele. — Esta é uma das ameaças mais sérias na Europa hoje.

As forças russas até agora têm atacado instalações militares ucranianas e alvos de defesa aérea, usando mais de 160 mísseis balísticos de médio e curto alcance, segundo o Ministério de Defesa americano. A Rússia também usou mísseis lançados do mar de navios de guerra no Mar Negro, disseram as autoridades do Departamento de Defesa.

Leia também

às