NOTÍCIAS / MUNDO

‘Salve meu bebê’: pais entregam filhos para militares no aeroporto de Cabul

Bebê é passado sobre o muro pelo braço por um soldado estrangeiro. Foto: Reprodução/Vídeo

Após a tomada de poder pelo Talibã no Afeganistão, vídeos registrados na região mostram mães e pais entregando seus filhos para militares nos arredores do aeroporto de Cabul. As imagens registram pequenos afegãos sendo transportados de mão em mão na multidão até chegarem a soldados posicionados atrás de muros.

Representantes de tropas britânicas aparecem nas filmagens, mas o secretário de Defesa, Ben Wallace, alertou que não é possível fazer o transporte de qualquer menor desacompanhado para fora do país. Outro vídeo compartilhado pela organização Rise to Peace mostra soldados americanos carregando uma criança por cima de um muro no mesmo local. Logo após, uma mulher também atravessa a barreira com a ajuda dos militares.

Um paraquedista do Exército do Reino Unido, cuja identidade não foi revelada, descreveu que as mães estavam “desesperadas”.
“Elas gritavam ‘salve meu bebê’ e jogaram os bebês em nós, alguns deles caíram no arame farpado. Foi horrível o que aconteceu. Ao final da noite, não havia nenhum homem entre nós que não estivesse chorando”, lamentou.

Outro soldado descreveu a situação como terrível.
“Foi terrível. As mulheres estavam jogando seus bebês por cima do arame farpado, pedindo aos soldados para levá-los. Alguns ficaram presos no arame”.

Segundo dados divulgados pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), mais de 18 mil pessoas já foram retirados do território afegãos nos últimos cinco dias. De acordo com agência Reuters, pelo menos 15 pessoas morreram atingidas por tiros.

Leia também

às