NOTÍCIAS / MUNDO

Terremoto de magnitude 7,5 atinge Amazônia peruana

Um terremoto de magnitude 7,5 atingiu a Amazônia peruana neste domingo (28), informou o Centro de Sismologia do Instituto Geofísico do Peru. O tremor chegou a ser sentido em cidades do norte do Brasil, no Equador e na Colômbia.

O epicentro do tremor foi identificado a cerca de 98 quilômetros do município de Santa María De Nieva, na província de Condorcanqui. Santa Maria de Nieva é uma região pouco habitada, onde moram indígenas amazônicos e está à margem do Rio Nieva, na fronteira com o Equador.

A grande profundidade do terremoto na amazônia peruana fez com que a onda expansiva fosse maior e afetasse quase metade do país, na zona norte e central, incluindo regiões costeiras e andinas como Cajamarca, Piura, Tumbes, Lambayeque, Ancash e Lima. De acordo com a Defesa Civil peruana não houve registros de feridos e em alerta de tsunami, mas que diversas residências e construções foram afetadas.

No Brasil, algumas cidades do Acre e do Amazonas sentiram o tremor. Moradores relataram nas redes sociais que sentiram móveis da casa se mexendo ao longo da manhã.
Na Colômbia, o tremor provocou o desabamento da torre de uma igreja na cidade de Jalca Grande, na província de Chachapoyas, próxima à fronteira com o Equador. Um homem foi atingido.
No Equador, o terremoto foi sentido em 19 das 24 províncias, com danos a algumas casas, mas sem registro de feridos, de acordo com o Serviço Nacional de Gerenciamento de Riscos e Emergências do Equador.

Leia também

às