NOTÍCIAS / MUNDO

Testes da vacina de Oxford são suspensos no Reino Unido após reação grave em participante

Laboratório AstraZeneca interrompeu testes da vacina contra Covid-19. Foto: Reprodução/Internet

O laboratório inglês AstraZeneca interrompeu os testes da vacina contra a Covid-19 após a suspeita de uma reação adversa grave em um participante no Reino Unido. A informação foi publicada pela revista científica Stat News. A vacina, que está na fase 3 de teste, está sendo desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford.

Segundo a publicação, um porta-voz do laboratório inglês disse que “o processo de revisão padrão da empresa desencadeou uma pausa na vacinação para permitir a revisão dos dados de segurança”.

A vacina, que também está sendo testada no Brasil em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, começou a ser testada nos Estados Unidos no final de agosto, já na fase 3, a última antes da liberação para a distribuição. Além de Reino Unido e Brasil, os testes também ocorrem na África do Sul. O laboratório não divulgou que tipo de reação o paciente teve.

Nesta terça-feira (8), o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que a intenção era começar a distribuição da vacina já em janeiro de 2021, com a produção de 100 milhões de doses a partir de insumos importados. O governo federal fechou um acordo para a disponibilização de 30 milhões de doses até o fim do ano da vacina desenvolvida pela AstraZeneca com a Oxford.

A Anvisa que é responsável por autorizar os testes no Brasil disse em comunicado:

“A decisão de interromper os estudos foi do laboratório, que comunicou os países participantes. A Anvisa já recebeu a mensagem e vai aguardar o envio de mais informações para pronunciar oficialmente”, informou em nota a Anvisa.

O laboratório AstraZeneca no Brasil informou que está checando os fatos para preparar um posicionamento.

Leia também

às