NOTÍCIAS / MUNDO

Tornados atingem sudeste dos EUA deixando mortos, feridos e um rastro de destruição

Tornado deixa mortos e causa estragos no Kentucky, nos EUA. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Fortes tornados atingiram o sudeste dos Estados Unidos deixando mortos, feridos e um rastro de destruição desde a noite de sexta-feira (10) em pelo menos cinco estados do país. Em Kentucky, o governador democrata Andy Beshear afirmou que é provável que ao menos 70 pessoas tenham morrido, acrescentando que o número pode chegar a mais de 100 antes de o dia terminar.

Na cidade de Mayfield, uma fábrica de velas estava em operação quando foi atingida pelo tornado. Mais de 100 pessoas que estavam no edifício estão sendo resgatadas.

No Tennessee, o clima extremo matou ao menos três pessoas até a manhã deste sábado (11). Em Arkansas, o tornado destruiu o telhado de uma casa de repouso, matando ao menos uma pessoa e ferindo outras cinco.

Em Illinois, o tornado derrubou boa parte de um armazém de distribuição da Amazon, onde dezenas de pessoas trabalhavam no turno noturno, processando milhares de pedidos antes das festas de fim de ano. Duas mortes foram confirmadas pelas autoridades locais. Dezenas de pessoas ainda não foram encontradas pelas equipes de emergência que, desde a manhã deste sábado (11), trabalham no resgate nos escombros. O chefe de polícia local disse à imprensa que cerca de 50 pessoas estavam no depósito da Amazon quando ele foi atingido pelo tornado.

No estado de Missouri, uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas em desabamentos de edifícios. O chamado “tornado quádruplo” foi mais forte e longo do que o normal para esta época do ano, conforme especialistas consultados pelo “Washington Post”. Autoridades de quatro estados – Illinois, Missouri, Kentucky e Tennessee – reportaram vários danos, como a derrubada de estruturas. Várias pessoas também ficaram presas nos locais afetados.

O tornado, que atravessou da cidade de Monette, no estado de Arkansas, a Mayfield, uma das cidades mais atingidas no Kentucky, pode ter percorrido mais de 380 quilômetros. Caso tenha permanecido em contato com o solo sem interrupção, será a trilha de tornado mais longa na história dos EUA e a primeira a cruzar quatro estados. Mais de 290 mil consumidores em seis estados estavam sem energia elétrica na manhã deste sábado.

Leia também

às