NOTÍCIAS / MUNDO

Tubarão com ‘cara de porco’ é encontrado no Mar Mediterrâneo

Animal pode viver em profundidades de até 780 metros. Fot: Reprodução/Redes Sociais

Oficiais da marinha italiana encontraram um tubarão com “cara de porco” nas proximidades da Ilha de Elba, localizada no Mar Mediterrâneo. O animal, integrante da curiosa espécie Oxynotus centrina, estava boiando, morto, quando foi identificado e pode ser uma das vítimas acidentais da caça predatória nas águas da região.

As imagens do animal viralizaram e exibiram uma figura estranha, certamente fugindo bastante dos tubarões tradicionais. Isso porque, além de o animal ter um rosto que se assemelha à cara de um porco, apresenta olhos inchados e com o entorno avermelhado, além de emitir um ruído parecido com o rosnado suíno após ser retirado das águas.

Com tamanho médio de até 60 centímetros em indivíduos adultos, o tubarão-áspero-angular como é chamado em português, é encontrado na costa do Mediterrâneo, na costa Oeste da África e em certas áreas da Europa, podendo viver a até 780 metros de profundidade. Apesar de ser carnívoro, o tubarão se alimenta de crustáceos e pequenos animais marinhos A espécie está na lista de vulneráveis porque vive em regiões onde há muita pesca, e acaba sendo vítima acidental da atividade.

Leia também

às