NOTÍCIAS / MUNDO

Venezuela nega responsabilidade por petróleo em praias do Brasil

Até agora, 63 municípios do Nordeste foram atingidos pelas manchas de óleo. Foto: reprodução

O governo do presidente Nicolás Maduro repudiou nesta quinta-feira (10) as declarações do ministro do meio ambiente do governo Bolsonaro, Ricardo Salles, de que a Venezuela seria responsável pelo petróleo que atingiu praias do Nordeste brasileiro.

Segundo o governo venezuelano, Salles foi “tendencioso” ao fazer as acusações.

A estatal venezuelana PDVSA publicou um comunicado em seu site:

“Petróleos da Venezuela, S.A. (PDVSA) rechaça categoricamente as declarações do Ministro do Meio Ambiente da República Federativa do Brasil, Ricardo Salles, que acusa a República Bolivariana da Venezuela de ser responsável pelo petróleo bruto que polui as praias do nordeste do Brasil desde o início de setembro, considerando essas alegações infundadas, uma vez que não há evidência de derramamentos de óleo nos campos de petróleo da Venezuela que poderiam ter causado danos ao ecossistema marinho do país vizinho.”

“Condenamos essas afirmações tendenciosas”, prossegue o texto, observando que as manchas estavam a cerca de 6.650 km de sua infraestrutura de petróleo.”

Na quarta-feira (09), Salles afirmou que as manchas de óleo “muito provavelmente” estão relacionadas à Venezuela. Até agora, 63 municípios do Nordeste já foram atingidos.

Leia também

às