NOTÍCIAS / MUNDO

[vídeo] Paz no Oriente Médio: terroristas do Hamas libertam reféns israelenses

[vídeo] Paz no Oriente Médio: terroristas do Hamas libertam reféns israelenses. Foto: reprodução

Dia histórico! O Exército de Israel confirmou que os primeiros 20 reféns libertados pelo grupo terrorista Hamas chegaram à base militar de Re’im, no sul do país. Eles passam por uma avaliação médica e depois devem se reunir com os familiares. Em imagens divulgadas para a imprensa internacional, alguns aparecem visivelmente debilitados após dois anos em cativeiro.

No total, devem ser entregues 251 sequestrados no dia 7 de outubro de 2023, quando o Hamas entrou no território israelense e matou cerca de 1,2 mil pessoas. Nem todos estão vivos.

No outro lado do acordo do cessar-fogo, Israel soltou quase 2 mil prisioneiros palestinos na Faixa de Gaza. Dezenas de ônibus chegaram à Faixa de Gaza e a Beitunia, na Cisjordânia, na manhã desta segunda-feira (13). Eles foram recebidos por membros do braço armado do grupo terrorista Hamas.

Em discurso, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu agradeceu a Trump por reconhecer a soberania dos israelenses, por reconhecer a Judéia e a Samaria e fazer valer os históricos acordos de Abraão, assinados em 2020. Netanyahu também agradeceu ao presidente americano, a quem chamou de “maior amigo de Israel”, pelo apoio nas operações militares contra o avanço do programa nuclear do Irã, se comprometendo a uma paz em todo o Oriente Médio.

O presidente Donald Trump está em Jerusalém, Israel, durante o processo de libertação dos 20 reféns por parte do grupo terrorista Hamas; e cerca de dois mil por Tel Aviv. O Air Force One pousou no Aeroporto Ben Gurion, após deixar Washington.

Trump afirmou que este é um “momento especial”, com o cessar-fogo entrando em vigor, após a participação dos Estados Unidos nas negociações. O mandatário afirmou que não é apenas o fim de uma guerra, mas o fim de uma era de terror e morte, e o início de uma era de fé e esperança na região.

O presidente norte-americano agradeceu ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e declarou que o premiê é um homem de muita coragem e que fez muito para tornar esse momento possível. Trump aproveitou para dizer que, apesar de serem acusados de provocar guerras, os Estados Unidos acabaram com oito conflitos no mundo desde que ele assumiu o mandato.

Donald Trump afirmou que esse acordo de paz poderia ter acontecido muito antes, se não fossem pelos antecessores Barack Obama e Joe Biden. O mandatário disse ainda que os Estados Unidos vão colocar muito dinheiro em Gaza para ajudar a reconstruir a região afetada pelo conflito. Durante a fala, dois membros de esquerda do parlamento vaiaram Trump e foram retirados por seguranças.

Veja as imagens da chegada dos reféns:

Leia também

às