NOTÍCIAS / MUNDO

Vulcão entra em atividade nas Filipinas

Vulcão Taal, nas Filipinas expeli enorme nuvem de cinzas. Foto: Reprodução/Redes Sociais

O vulcão Taal, um dos vulcões mais ativos das Filipinas, localizado perto da capital Manila, expeliu uma enorme nuvem de cinzas neste domingo (12). O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia recomendou que os moradores da área fossem retirados do local.

Mais de 2 mil moradores que vivem na ilha onde o Taal está localizado, deixaram suas casas por precaução. O vulcão fica próximo da capital do país, Manila. Os sismólogos registraram movimentos de lava cerca de 65 km ao sul da capital.

Segundo Renato Solidum, chefe do Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas, uma erupção pode ocorrer “dentro de alguns dias ou semanas” se essa atividade continuar”. A última erupção do Taal foi em 1977, acrescentou Solidum.

Uma coluna de cinzas de um quilômetro de altura era visível e barulhos audíveis nas proximidades deste vulcão. O arquipélago das Filipinas está localizado no chamado “anel de fogo” do Pacífico, onde as placas tectônicas colidem, causando terremotos e atividade vulcânica regulares.

Leia também

às