NOTÍCIAS / RJ

Carnaval no Rio: confira como funcionam os transportes

Carnaval no Rio: confira como funcionam os transportes. Foto: reprodução

Rio de Janeiro – Os transportes públicos do Rio montaram um esquema especial para os dias de Carnaval:

– Metrô: O serviço funcionará 24 horas, sem interrupção, até meia-noite de terça-feira (13). A linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.

– Metrô na Superfície: As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental – Gávea e Botafogo – Gávea) vão operar das 5h às 23h30, na sexta, sábado e segunda-feira (9, 10 e 12/2). No domingo e na terça-feira (11 e 13), o funcionamento será das 7h às 22h30.

– Trens: Operam com viagens extras entre sexta e terça, para os ramais Japeri e Santa Cruz, atendendo também as estações do ramal Deodoro e Saracuruna. A Central do Brasil ficará aberta 24 horas até terça-feira. Durante as madrugadas, todas as outras estações funcionam somente para desembarque de passageiros. Confira:

Sexta-feira (9): vão circular com a grade horária de dia útil e haverá a oferta de trens extras após o fim da operação comercial regular, estendendo a circulação ao longo da madrugada.

Sábado (10): vão operar de acordo com a grade horária de sábados, com a disponibilização de trens extras nos ramais Japeri, Santa Cruz e Saracuruna ao longo do dia (de acordo com a movimentação de passageiros, monitorada pelo Centro de Controle Operacional da concessionária), na madrugada de sábado e após a operação regular.

Domingo, segunda e terça (11, 12 e 13): a operação seguirá a grade de domingos e feriados, com acréscimo de viagens para os ramais Santa Cruz, Japeri e Saracuruna ao longo dos dias (de acordo com a movimentação de passageiros, monitorada pelo Centro de Controle Operacional da concessionária), após a operação regular e nas madrugadas.

– Barcas: A linha Arariboia funciona até terça, com grade de fins de semana, com viagens a cada 30 minutos. Na quarta, os intervalos serão de uma hora. As barcas para Paquetá também circulam com horários de feriado até terça.// Na Quarta de Cinzas, será a grade de dias úteis. Nos três dias (12 13 e 14), não haverá operação nas linhas Charitas e Cocotá.

– VLT: Para atender o público, o VLT Carioca montou uma operação especial entre sábado (10) e terça (13), quando é esperado maior movimento de foliões na região central da cidade.

No sábado, as Linhas 1 (Santos Dumont x Praia Formosa) e 2 (Praça XV x Praia Formosa) terão o início de circulação antecipado em uma hora: os trens passarão a circular a partir das 5h para dar suporte aos turistas que chegam à cidade pela Rodoviária.

A Linha 2 fará serviço provisório (Praia Formosa x Colombo), das 5h às 13h, já que há programação de blocos na Avenida Primeiro de Março até a Praça XV pela manhã, que inviabilizam a circulação dos trens.

No domingo e na segunda, todas as linhas irão circular em horário e trajetos normais: Linha 1 (Praia Formosa x Santos Dumont); Linha 2 (Praia Formosa x Praça XV) e Linha 3 (Central x Santos Dumont).

Na terça, a Linha 2 vai operar das 6h às 13h com serviço provisório (Praia Formosa x Colombo). Após esse horário, a circulação seguirá normal (Praia Formosa x Praça XV).

E, na Quarta-Feira de Cinzas (14), a circulação seguirá com trajetos normais e intervalos médios de 15 minutos, como nos fins de semana.

– Ônibus: As linhas que passam por áreas interditadas no entorno do Sambódromo sofreram modificações. Como nos anos anteriores, as linhas que vêm das zonas Norte e Oeste com destino ao Centro e à Zona Sul, e que trafegam pela Avenida Presidente Vargas, farão desvio pela Rua Itapiru, no Rio Comprido.

Já as que vêm da Zona Sul e do Centro, com destino à Tijuca, Zona Norte e Av. Brasil, e que trafegam pela Rua Frei Caneca, farão desvio pela Praça da República e devem seguir pela pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira.

– BRT: As linhas serão as mesmas que circulam aos sábados, inclusive no domingo e no feriado -, com reforço de frota.

Na segunda-feira (12), estará circulando também a linha 14 (Terminal Recreio x Santa Eugênia Expresso). A empresa destaca que o funcionamento começa às 4h, normalmente, e que na Quarta de Cinzas a operação será comum.

Leia também

às