Rio de Janeiro – O Corpo de Bombeiros combateu quase 6 mil focos de incêndio em vegetação no estado do Rio este ano. Um aumento de 400% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registradas 1.115 ocorrências. O número de casos é um sinal de alerta, e a brigada fluminense tem intensificado o combate a esses focos de incêndio utilizando novas tecnologias. Uma delas é o líquido gerador de espuma.
Marcelo Kerhart, Diretor de Novos Negócios da Kidde Global Solutions, fabricante do produto, explica como funciona essa tecnologia: “Nós atuamos com um foco muito grande na educação sobre o tema através do nosso programa ‘Conhecimento Salva Vidas’, que oferece treinamentos e palestras para empresas, corpos de bombeiros e profissionais de segurança, com o intuito de levar atualizações sobre os avanços e melhores práticas para combate a incêndios, como é o caso da utilização do líquido gerador de espuma classe A, que é ideal para combate a incêndios florestais, por oferecer uma capacidade extintora muito alta, além de ser biodegradável e assim não agredir ao meio ambiente.
Os bombeiros também reforçam a importância da população evitar ações que possam provocar incêndios florestais. Entre as recomendações estão: não acender fogueiras nem queimar lixo no quintal; não soltar balões ou fogos de artifício perto de áreas de vegetação; e não jogar pontas de cigarro em locais próximos a matas.