Rio de Janeiro – O Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta de risco moderado a alto para alagamentos e transbordamentos de córregos e rios na cidade do Rio nesta quinta-feira (09).
O Centro de Operações Rio (COR) divulgou que a capital fluminense entrou no Estágio 2 devido ao registro de chuva maior do que 25 mm/h no município. O índice é o segundo em uma escala que vai até cinco, e indica que há risco de ocorrências de alto impacto na cidade.
No fim desta manhã, bolsões d’água foram registrados em diversos bairros da Zona Oeste, como Cidade de Deus, Barra da Tijuca, Guaratiba, Bangu e Santa Cruz; e da Zona Norte, como Tijuca, Benfica, Andaraí, Vila Isabel e São Cristóvão. No Centro, o VLT suspendeu a circulação nas linhas 2 e 4 por quase 1 hora, devido ao acúmulo de água.
O mau tempo é decorrente da ação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, que com os ventos marítimos contribui para uma atmosfera mais úmida. A nebulosidade mais elevada dificulta o aquecimento, e por isso as temperaturas não sobem tanto, com máxima prevista de 28°C na capital. Apesar disso, a sensação ainda é de tempo abafado, principalmente à tarde.