Rio de Janeiro – Um homem apontado pela polícia como um dos três maiores criminosos do Terceiro Comando Puro (TCP), que atua no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio, foi preso nesta quinta-feira (13) durante uma consulta de avaliação após realizar harmonização facial em uma clínica de estética no Rio de Janeiro. Luís Carlos Lomba, de 61 anos, estava foragido da Justiça e é conhecido como Chocolate.
Segundo a polícia, ele tinha papel de avaliação, aprovação ou reprovação da qualidade da cocaína vendida pelo grupo criminoso. A investigação apontou ainda que ele trabalhava em esquema de “home office”.
Contra Chocolate, havia um mandado de prisão expedido pela Justiça em 2024, pelos crimes de associação criminosa e roubo. Ele é investigado por, pelo menos, 35 crimes.
O criminoso foi preso durante a Operação Espoliador, que busca capturar foragidos por roubo, latrocínio e receptação. Na operação, 603 criminosos foram presos. A ação aconteceu em todo o estado e contou com mais de 700 policiais civis.
Uma equipe da Delegacia do Consumidor (Decon) que tentava cumprir mandados de prisão na Comunidade Teixeiras, na Taquara, Zona Oeste, foi atacada a tiros. O motorista de uma das três viaturas que seguiam para a favela perdeu o controle da direção e caiu em um valão. Por conta do confronto, os agentes da Decon pediram apoio e o Grupo de Ações Táticas Especiais (GAT) do 18º BPM (Jacarepaguá).