Rio de Janeiro – Com a proximidade do verão e as temperaturas frequentemente passando dos 40ºC, o Rio de Janeiro é o estado que apresenta uma das maiores incidências de câncer de pele no país. A doença é impulsionada pela alta exposição ao sol e pela falta de proteção adequada.
A Farmacêutica Esteta e Biomédica, Silmeri Bolognani, dá dicas de como cuidar corretamente da pele, principalmente durante os meses de calor: “Para se proteger contra o câncer de pele, é importante que você utilize o protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados e dentro de casa. A luz visível de telas, como celular ou computador, e os raios de UV que atravessam janelas podem causar danos à pele. Utilize um protetor com no mínimo um fator 30 e o reaplique de duas em duas horas, principalmente se você estiver ao ar livre. Evite a exposição solar nos horários de pico entre 10h e 16h, quando os raios solares são mais intensos. Invista nas barreiras físicas, como chapéus, óculos de sol e roupas com proteção UV e se hidrate. O sol pode ressecar a pele, então beba bastante água e utilize hidratante apropriado para o seu tipo de pele.
De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil. Com 220 mil novos casos anualmente, a doença corresponde a 33% dos diagnósticos de tumores malignos. É mais comum em pessoas com mais de 40 anos de idade.