Rio de Janeiro – As tarifas de água da Águas do Rio ficarão mais caras a partir de 1° de dezembro. Ao todo, serão 27 cidades impactadas pelos reajustes, definidos em 10,97% para o bloco 1 e 15,89% para o bloco 4 de localidades. Os aumentos foram anunciados neste sábado (1°) pela concessionária, que atende cerca de 10 milhões de pessoas no estado.
• Bloco 1: Rio de Janeiro (Zona Sul), Aperibé, Cachoeiras de Macacu, Saquarema (apenas 3º distrito), Tanguá, São Sebastião do Alto, Cambuci, Cantagalo, Casimiro de Abreu (apenas distrito de Barra de São João), Cordeiro, Duas Barras, Itaboraí, Itaocara, Rio Bonito, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, Magé, Maricá (apenas água) e Miracema.
• Bloco 4: Rio de Janeiro (Centro e Zona Norte), Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti.
Acima do esperado, os percentuais foram justificados com a necessidade de compensar prejuízos pela suspensão de um acordo para desconto de 24% na compra da água junto à Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae). Esse termo de conciliação havia sido assinado em 3 de outubro, mas está invalidado no momento por decisão do conselheiro José Gomes Graciosa, do Tribunal de Contas do Estado.
A Águas do Rio admite, no entanto, a possibilidade de diminuir o reajuste caso a decisão do TCE-RJ seja revista até dezembro.