NOTÍCIAS / RJ

Corregedoria da PM e MPRJ prendem 21 policiais acusados de extorsão na Baixada

Corregedoria da PM e Ministério Público prendem PMs por extorsão. Foto: Reprodução/TV Globo

Rio de Janeiro – A Corregedoria da Polícia Militar e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) prenderam nesta quinta-feira (07) 21 PMs por extorsão na Operação Segreto. Segundo os promotores, homens que então serviam no 20º BPM (Mesquita) faziam um “tour da propina” em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Além de dinheiro, recolhiam engradados de cerveja em depósitos e frutas em um hortifruti. Um PM segue foragido.

A denúncia do MPRJ afirma ter identificado o recolhimento de valores em 54 estabelecimentos. Ainda de acordo com a promotoria, os militares danificavam ou manipulavam as câmeras corporais a fim de não registrar as ameaças e o recolhimento da propina.

As investigações tiveram início após uma denúncia anônima. Em seguida, a Delegacia de Polícia Judiciária Militar passou a monitorar o grupo e constatou que outros comerciantes do bairro Miguel Couto também eram extorquidos.
A Corregedoria apurou que o pagamento era feito sempre às sextas-feiras. Segundo a denúncia, os agentes paravam a viatura nas lojas, alguém se aproximava e entregava o dinheiro ou um dos PMs descia do carro e entrava no estabelecimento. Em geral, os alvos eram locais de reciclagem e ferros-velhos, além de lojas de construção e distribuidores de gás.

Leia também

às