NOTÍCIAS / RJ

Covid-19: terceira dose para imunossuprimidos no Rio será aplicada a partir desta quarta

Datas de aplicação da terceira dose dos imunossuprimidos foram divulgadas nesta terça-feira. Foto: Fabio Motta/Prefeitura do Rio

Rio de Janeiro – A aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em imunossuprimidos na cidade do Rio começará nesta quarta-feira (15). Pessoas com alto grau de imunossupressão (redução da capacidade de resposta do sistema imunológico) estão entre as que receberão o reforço ao lado de idosos, que começaram a receber uma nova dose da vacina na última segunda-feira (13).

Nos postos de saúdes ou clínicas da família, os pacientes imunossuprimidos deverão apresentar comprovante de vacinação, documento de identificação e laudo médico digital do Cremerj com data inferior aos últimos 60 dias. A Prefeitura do Rio divulgou nesta terça-feira (14) as datas de aplicação da terceira dose dos imunossuprimidos conforme a faixa etária:

A partir de 15/09: pacientes imunossuprimidos com 60 anos ou mais

A partir de 22/09: pacientes imunossuprimidos com 40 anos ou mais

A partir de 29/09: pacientes imunossuprimidos com 12 anos ou mais

Para tomar o reforço, a pessoa deverá comprovar alguma das condições imunossupressoras especificadas pela Secretaria municipal de Saúde (lista abaixo) e ter recebido a segunda dose ou dose única da vacina há pelo menos 28 dias. Os casos que se enquadram neste critério são os seguintes:

I – Imunodeficiência primária grave.
II – Quimioterapia para câncer.
III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras.
IV – Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3;
V – Uso de corticóides em doses 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias;
VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune
VII – Pacientes em hemodiálise.
VIII – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias)

Leia também

às