Rio de Janeiro – O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), participou nesta segunda-feira (10), do quadro ‘Você e o Governador’, no Debate 93. Sob o comando do apresentador JR Vargas, Castro falou sobre temas como saúde, segurança pública e saneamento básico.
Na área da saúde, o mandatário estadual destacou os investimentos feitos nas unidades da Baixada Fluminense e Região Metropolitana, como o Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias; Hospital da Posse, e o Rio Imagem, em Nova Iguaçu; e os hospitais de São Gonçalo. Sobre o Hospital de Oncologia, em Nova Friburgo, na Região Serrana, Castro disse que as obras terminaram e agora está em processo da compra dos equipamentos para inaugurar a unidade o mais breve possível.
Sobre a questão do saneamento, Castro foi questionado sobre a baía de Sepetiba, que está abandonada, e disse que um dos maiores projetos da gestão dele é melhorar a qualidade da água do Complexo Lagunar de Jacarepaguá, para chegar à Sepetiba. O mandatário também falou que segue com a limpeza da Baía de Guanabara, e destacou a melhora da qualidade da água nas praias de Botafogo e Flamengo, na Zona Sul; e na Ilha de Paquetá.
Confira o trecho da participação de Cláudio Castro:
Sobre a falta de água no estado, Castro afirma que o problema no abastecimento está sendo resolvido em conjunto com as concessionárias, para ampliar o serviço para toda a população. O mandatário também disse que vai iniciar as obras do Sistema Guandu 2, para melhorar o fornecimento de água tratada para os moradores da Baixada e Zona Oeste.
Na segurança pública, tema em que mais foi questionado, o governador do estado disse que colocou nas ruas mais de 3 mil policiais militares e 1.600 policiais civiis. Castro disse que está com concurso aberto com vagas para mais 4 mil PMs e 1.600 agentes civis, para tentar compensar o déficit de 17 mil agentes de seguranças no estado.
Cláudio Castro também falou sobre o pagamento dos salários das forças de segurança:
Sobre a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, também chamada de “ADPF das Favelas”, Castro disse que a polícia está trabalhando, mas a ADPF impôs regras para que as forças de segurança entrem nas comunidades. O governador revelou que a cada operação é preciso deixar avisado dez órgãos públicos, como Secretaria de Saúde, de Educação, Ministério Público e outros; o que faz a investida contra bandidos, vazar.
Cláudio Castro diz que há vazamento de informações em todas as operações realizadas no estado:
Castro também disse que existe uma campanha de difamação para “manchar” a imagem do Rio para os turistas. O mandatário denunciou que uma emissora de televisão omite dados de outros estados onde há maior registro de violência, como Bahia, São Paulo, e Rio Grande do Norte, para noticiar mais os problemas de segurança pública no território fluminense.
Veja o trecho da entrevista:
Assista no YouTube da 93FM a entrevista completa do Governador do Estado do Rio, Cláudio Castro, no Debate 93: