Rio de Janeiro – Ponto facultativo em todo o país, o Dia do Servidor Público, celebrado nesta segunda-feira (28), não terá expediente nos órgãos municipais, estaduais e federais do Rio, exceto naqueles cujas as atividade forem consideradas essenciais à prestação dos serviços públicos imediatos à população, como as áreas da segurança pública, saúde, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
As unidades de Atenção Primária como centros municipais de saúde, clínicas da família, centros de reabilitação e de atenção psicossocial, e policlínicas não abrem hoje. Agências do INSS também estão fechadas e escolas municipais, sem aulas.
As unidades 24 horas da rede municipal de saúde como UPAs, hospitais, centros de emergência regional e centros de atenção psicossocial tipo III, funcionam normalmente. Também estão com expediente normal os Super Centros Cariocas de Vacinação, em Botafogo e no ParkShoppingCampoGrande, além do Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, e o Super Centro Carioca de Cirurgia, em Acari.
Os bancos também funcional normalmente neste Dia do Servidor Público. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as instituições financeiras fecham apenas em datas definidas como feriados nacionais ou municipais e aos domingos.