Um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo identificou que o volume de vendas para o Dia dos Pais, comemorado no dia 11 de agosto, deve alcançar mais de R$ 7 bilhões neste ano. Com a expectativa do aumento nas vendas, também cresce o número de golpes na hora de comprar os presentes.
A advogada Giulia Mayrink, especialista em direito do consumidor, orienta os clientes na hora de garantir as lembranças, principalmente pela internet: “É muito importante, em primeiro lugar, o consumidor estar atendo ao site de referência em que está realizando a compra. Se, eventualmente, aquele site é confiável, se ele conta com segurança para que você coloque seus dados de cartão de crédito pra realizar a sua compra. Em segundo lugar, caso de compra através de redes sociais, principalmente, instagram. É de extrema relevância que o consumidor tenha uma prévia noção se aquele instagram de fato é o verdadeiro, é o original da loja ou se, de repente, é uma fraude. Uma terceira dica é que o consumidor faça uma pesquisa prévia em sites como o ‘Reclame Aqui’ para ter uma noção da confiabilidade de uma empresa ou de um site.”
Quem tiver alguma denúncia ou reclamação sobre preços abusivos, problemas na hora da compra, qualidade dos produtos, entre outros, pode procurar o Procon pelo site: procon.rj.gov.br ou WhatsApp: (21) 9 8104-5445.