Rio de Janeiro – Os proprietários de carros e outros veículos devem pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) anualmente, com o início da cobrança em janeiro em grande parte do Brasil. No Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) vai liberar, no dia 8 de janeiro, o Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (Darj) para o pagamento do IPVA de 2025.
A guia que era emitida pelo site do Bradesco deixou de existir. Agora, a guia estará disponível no hotsite criado para o imposto, no endereço: ipva2025.fazenda.rj.gov.br, onde também podem ser encontradas outras informações sobre o tributo.
Na plataforma, o contribuinte acessará o serviço “Emissão Darj IPVA” e informará o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). O documento poderá ser quitado via Pix, em qualquer instituição financeira, ou por código de barras, em bancos parceiros da Fazenda Estadual (Bradesco, Itaú, Santander e Sicoob).
Os vencimentos do IPVA 2025 começam em 21 de janeiro. O imposto poderá ser pago em cota única, com 3% de desconto, ou parcelado em três cotas mensais iguais, sem abatimento. Vale lembrar que veículos com mais de 15 anos ficam isentos do pagamento de IPVA.
Confira as datas abaixo: