NOTÍCIAS / RJ

Estudantes da Firjan Sesi São Gonçalo são finalistas de feira científica da USP

Os alunos Carlos Eduardo Veras Keller, Rafaella Pessanha de Freitas e Daniel Caruso. Foto: Divulgação

São Gonçalo – Um grupo de estudantes da Firjan SESI São Gonçalo chegou à final da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) da Universidade de São Paulo (USP), uma das mais importantes feiras de pesquisa científica para o Ensino Médio no país. A mostra de projetos finalistas da edição de 2021 da feira ocorrerá do dia 15 a 27 de março.

Inconformados com a degradação de uma das mais belas paisagens às margens da Baía de Guanabara, a da Praia das Pedrinhas, em São Gonçalo, três jovens moradores do local inspirados nas aulas de ciências da natureza, resolveram pôr em prática os conhecimentos adquiridos no colégio.

Os alunos Carlos Eduardo Veras Keller, Rafaella Pessanha de Freitas e Daniel Caruso pensaram em uma solução para o problema da poluição. Eles construíram uma embarcação para recolher o lixo do mar que não utilizasse combustível poluente.

Assim, o projeto “Ecodraga – uma alternativa para o lixo flutuante” traz uma embarcação movida a energia solar, em alternativa aos combustíveis fósseis, com o intuito de limpar os resíduos desse trecho da baía. Graças a essa tecnologia inovadora, conseguiram atingir um feito inédito pela escola e estão entre os finalistas.

Motivados pela conquista científica, desenvolver outros projetos de preservação do meio ambiente é um objetivo dos estudantes, que pretendem continuar a caminhada. As premiações seriam consequências positivas de ações positivas.

Leia também

às