NOTÍCIAS / RJ

Favelas do RJ têm 61 casos suspeitos do novo coronavírus

Governador disse que projeto não será como no tempo das UPPs, o que considera um erro. Foto: Reprodução/Internet

Rio de Janeiro – A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que há 61 casos suspeitos do novo coronavírus em favelas do Rio. Do total, a Cidade de Deus, na Zona Oeste, que teve o primeiro caso confirmado de um morador com coronavírus no último sábado (21), tem 19 casos suspeitos.

Confira onde estão as notificações:
Cidade de Deus – 19
Rio das Pedras – 10
Manguinhos – 8
Jacarezinho – 7
Complexo Lins – 4
Jacaré – 2
Parada de Lucas – 2
Acari / Complexo Caju / Complexo da Maré / Complexo Pedreira / Complexo São Carlos / Mangueira / Rocinha / Vidigal / Vilar Carioca – 1 (cada)

A divisão das informações por bairros é um padrão do banco de dados do Ministério da Saúde e, consequentemente, no Painel Rio Covid-19. Todos os casos de coronavírus são notificados por um formulário eletrônico nacional, padronizado para todo o país, sem a opção ‘comunidade’. Favelas como Cidade de Deus e Maré, por exemplo, são consideradas ‘bairros oficiais’ e, por isso, podem aparecer nos resultados, de acordo com a SMS.

Os moradores reclamam da falta de políticas públicas pensadas especialmente para as áreas mais populosas e vulneráveis. Líderes comunitários vêm se organizando por conta própria para levar informação para as comunidades. A prefeitura, por causa da falta de água corrente em algumas comunidades, instalou bicas na Maré, Alemão, Penha, Chapadão, Vila Aliança, Vila Kennedy, Favela do Rola e Vidigal.

 

 

Leia também

às