NOTÍCIAS / RJ

Fazenda em Cachoeiras de Macacu inicia testes para tratamento de covid-19

Pesquisadores analisam soro produzido a partir de plasma com anticorpos de cavalos, semelhante aos usados com eficácia contra a raiva e o tétano. Foto: Guito Moreto / Guito Moreto

Cachoeiras de Macacu – Uma fazenda na zona rural de Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana do Rio, iniciará nesta semana a primeira etapa de testes para um novo tratamento contra o novo coronavírus. É um soro produzido a partir do plasta com anticorpos de cavalos, semelhante aos usados com eficácia contra a raiva e o tétano.

Segundo os responsáveis pelo projeto, se todos os testes derem certo o chamado ‘soro hiperimune’ chegará a pacientes e profissionais da saúde dentro de três ou quatro meses. De acordo com os pesquisadores, esta é uma forma de ajudar os contaminados até que uma vacina e remédios estejam disponíveis contra a covid-19.

Até o momento, o único protocolo de tratamento contra a doença estabelecido pelo Ministério da Saúde — com cloroquina e hidroxicloroquina — não tem aval da comunidade científica e de sociedades médicas devido à falta de comprovação de sua eficiência e ao risco de efeitos colaterais graves.

Leia também

às